segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

The Dancing Demons e Believil são as finalistas

Na quinta Semifinal do Pre-Cosquín Porto Alegre teve de tudo, bandas de alto nivel, bandas históricas, bandas novas de muita qualidade, e até um anuncio errado sobre uma das classificadas. As bandas The Dancing Demons e Believil foram as grandes classificadas para a final que será realizada dia 22 no Batemacumba. A banda The Dancing Demons apresentando um estilo diferente das demais, cheio de instrumentos de percussão e ritmos afro-gauchos e e afro brasileiros, mesclado a guitarras pesadas e uma cozinha bem temperada foi a banda que tirou o primeiro lugar na opinião dos jurados. No segundo lugar a banda Believil levou o melhor pelo número de votos, banda venceu por dois voto a A Sorrowful Dream e ultrapassou a banda Redoma que estava em segundo lugar pela opinião do jurados. A grande verdade é que a diferença entre as bandas na classificação geral foi praticamente igual, a decisão foi pelo voto popular.
Sobre as bandas vale uma reflexão.
A primeira banda a subir no palco foi a Undermine Enemies, uma grata surpresa, uma banda pouco conhecida na cena underground do RS, mas que mostrou um som de muita qualidade, fazendo jus a tradição da região de Sapucaia e Esteio de revelar grandes bandas para o metal gaúcho. A banda Sastras vindo de Butiá mostrou ser uma das maiores bandas do gênero no estado, com guitarras super bem colocadas a banda está pronta para decolar e se estabilizar dentro do cenário brasileiro e mundial.
A banda Spartacus teve tudo, som pesado, uma pegada Thrash, com guitarras certíssimas, o vocal dispensa comentários, o cara canta muito ao vivo, é na minha opinião uma das maiores bandas do metal brasileiro, e é impressionante esse fenômeno brasileiro de não cultuar bandas com a história que tem a Spartacus, essa sim, é uma banda que se tivesse nascido na Argentina, no Uruguay ou em qualquer país da Europa seria cultuada por todas as gerações do metal, pois essa banda lá nos anos 80 já mostrava a cara do metal gaúcho para o mundo, isso só demonstra a fraqueza da cena metaleira do RS.
A banda Asper simplesmente detonou, logo será reconhecida nacionalmente , é uma grande banda e tem um dos melhores vocalistas de Hevay Metal.
A banda Redoma impressionou pela qualidade musical, a vocalista deixou o publico extasiado com a sua voz suave que em alguns momentos levava o som a um toque todo especial, uma cara de musica brasileira mesclado ao melhor do metal norte-americano. Chegou em segundo lugar pela classificação dos jurados, mas perdeu na contagem dos votos. É uma das grandes bandas da cena gaúcha.
A banda Antroposôniscos foi o patinho branco no meio da noite de metal, mostrou um Rock descontraido e no final brigou cabeça a cabeça por uma vaga na Final.
A banda A Sorrowful Dream se encaixa no mesmo caso da banda Spatacus, é uma banda que merece ter um mar de seguidores, uma banda que ao logo do tempo, está cada vez melhor, é uma banda pronta, que não tem o que tirar nem botar, é um caso de uma banda que a unica coisa que precisa é de uma grande turnê pela europa mostrando toda a sua qualidade musical, está absolutamente pronta para ser uma das maiores bandas do estilo no cenário mundial. Foi prejudicada pelo palco pequeno já que a banda contém 7 integrantes, e no final perdeu nos votos por 2 votos de diferença.
A banda Audioterapia vindo de Osório fechou a noite, com um metal interessante, mesclando novas tendências com riffs clássicos, uma grata surpresa que deve se articular e vir tocar mais vezes pela capital, pois tem todo o potencial para tal.
Em suma as bandas de metal do RS que participaram estão de Parabéns, o nível foi altíssimo, inclusive , para o Pré-Cosquin 2012 já estou pensando em colocar duas noites para o metal e não apenas uma, por que a qualidade apresentada foi impressionante.
NOTA: A organização do festival pede desculpas a banda Redoma por ter feito o anuncio errado, lamentamos que esse erro tenha acontecido com vocês.

3 comentários:

  1. "NOTA: A "des"organização do festival pede desculpas a banda Redoma por ter feito o anuncio errado"
    (Valeu por colocar alguém extremamente alcoolizado pra falar merda no microfone, dizendo ser fácil fazer rock/metal em poa. só pode ter bosta na cabeça! isso é uma afronta aos músicos que ficaram até 2 da manhã de domingo esperando algo sério acontecer!)
    "lamentamos que esse erro tenha acontecido com vocês."
    ( você quiz dizer, "é legal tirar um sarrinho da redoma! hahahaha"? Anunciaram a Redoma como vencedora, durante 30 segundos nenhum JURADO/ORGANIZADOR/"MESTRE DE CERIMÔNIAS"/O CARALHO se pronunciou. Ora, sejamos mais sérios e profissionais na próxima!!! é só isso que queremos! RESPEITO! É O MÍNIMO!)



    Boas Vendas Irmão!

    ResponderExcluir
  2. A BELIEVIL vem agradecer a todos os amigos e companheiros de jornada que compareceram na 5ª Eliminatória Pré-Cosquin Porto Alegre. Podemos dizer, seguramente, que quase metade do público que compareceu ao evento esteve lá em razão da convocação realizada pela BELIEVIL, que se deu através de comunidades na internet, e-mails e até ligações telefônicas. A presença de vocês foi muito importante para nós, o que fez com que nossa apresentação se tornasse mais energética e vibrante, assim como o voto de vocês nos ajudou a passar para a etapa final da seletiva.

    Agradecemos também às bandas que participaram da seletiva e compreenderam que aquilo se tratava mais de uma celebração da música e divulgação do trabalho de bandas independentes, do que uma batalha entre as mesmas. Muitas dessas bandas conquistaram nossa admiração, assim como temos certeza que conquistamos a delas.

    Muito obrigado e, aproveitando a oportunidade, convido todos a comparecerem na Etapa Final Pre-Cosquin Porto Alegre, que será realizado dia 22 de janeiro de 2011, sábado, no Bar Bate Macumba, rua João Alfredo 701, a partir das 21h.

    Abraços e muito metal na veia!

    ResponderExcluir
  3. Essa banda ta muito "machinho" ;)

    ResponderExcluir